Dedicação exclusiva ao transplante capilar.
Pioneiro em megasessões de fue no brasil.
Referência mundial em calvícies avançadas e secundárias.
FUE
No transplante capilar convencional (também conhecido como técnica clássica, Strip ou FUT) uma faixa de couro cabeludo é retirada e dividida em unidades foliculares por técnicas munidas de microscópios apropriados. No Follicular Unit Extraction (FUE), não é realizada a incisão para a retirada da área doadora, logo não há cortes e não existe a cicatriz linear presente na técnica clássica.
O princípio do Follicular Unit Extraction (FUE) é relativamente simples: o cirurgião retira as unidades foliculares uma a uma da área doadora. Para isto, utilizando um micropunch que pode variar em média de 0,7 a 1,2 milímetros faz uma pequena incisão ao redor da unidade folicular e aprofunda na mesma direção de nascimento do pelo, para evitar a transecção, soltando-a da pele do couro cabeludo. Após isto, com uma pinça de microcirurgia retira cuidadosamente uma a uma as unidades foliculares. Todo o procedimento é realizado com lentes de aumento.
Como o orifício gerado é muito pequeno, geralmente menor que um milímetro, a cicatrização é muito rápida, não há a necessidade de pontos e praticamente não se vê a cicatriz resultante. Esta é uma das principais vantagens do Follicular Unit Extraction (FUE), a possibilidade de o paciente usar o cabelo no estilo raspado se houver desejo, pois não há uma cicatriz linear visível e as múltiplas cicatrizes circulares de menos de um milímetro são muito discretas para serem percebidas.
Por seu caráter minimamente invasivo, atualmente o FUE é a técnica de transplante capilar que mais cresce no mundo. O Gráfico abaixo, com dados da ISHRS, mostra a tendência na última década do Strip (técnica clássica) e do FUE, mostrando uma tendência em que em um futuro próximo o FUE tende a superar a técnica clássica em número de procedimentos realizados.
PIONEIRISMO NO BRASIL E DESTAQUE INTERNACIONAL EM FUE
O FUE é uma técnica que não é dominada por todos e que requer grande habilidade manual para dominá-la. O Dr. Márcio Crisóstomo percebeu que a técnica FUE teria papel importante no futuro transplante capilar e começou a especializar-se no assunto há vários anos e foi um dos primeiros cirurgiões a realizar e defender o FUE no Brasil. O Dr. Márcio Crisóstomo participou dos principais congressos de transplante capilar nos últimos anos, a maioria como palestrante convidado, como pode ser conferido no link de agenda científica. Durante esses eventos, dedicou especial atenção aos workshops de especialização e aperfeiçoamento em FUE.
Criação do FUE RESEARCH COMMITTEE (comitê de pesquisa em FUE) da ISHRS:
Com o visível crescimento da técnica FUE, a ISHRS (Sociedade Internacional de Transplante Capilar) criou em 2012 um comitê reunindo alguns dos mais conceituados experts no assunto para pesquisar, desenvolver e divulgar no meio médico e entre os pacientes a técnica FUE.
O FUE Research Committee teve o seu primeiro encontro oficial de fundação no congresso anual nas Bahamas, em 2012. Este é o mais importante comitê do mundo para pesquisa e desenvolvimento do FUE.
Entre os 17 membros fundadores de países como Estados unidos, Austrália, Israel, Bélgica e Espanha, o Dr. Márcio Crisóstomo foi o único cirurgião convidado da América Latina a participar como membro fundador, um reconhecimento ao pioneirismo no Brasil e à dedicação ao FUE, especialmente no desenvolvimento das técnicas combinadas.
Indicações da FUE:
Inicialmente indicávamos a técnica FUE apenas para casos pequenos ou moderados de calvície, porém, com a possibilidade de realizar megasessões de FUE, em pacientes selecionados indicamos este método inclusive para calvícies mais avançadas.
Contudo, a avaliação individual é fundamental e fatores como densidade e qualidade da área doadora; expectativa individual e objetivos do paciente; área calva entre outros, devem ser levados em consideração para a indicação da melhor técnica cirúrgica.
“Acredito que o especialista em transplante capilar deve dominar todas as técnicas para oferecer ao paciente uma solução adequada e individualizada ao seu caso. Não há uma técnica que seja ideal para todos os pacientes, tanto o FUE como a Técnica Clássica têm suas indicações bem precisas, limitações, vantagens e desvantagens e muitas vezes o ideal para o paciente pode ser a combinação de procedimentos.”
Jornal O Estado de Maranhão - "Técnicas combinadas marcam a evolução do implante capilar"
O cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, pioneiro e referência mundial na Técnica Combinada de transplante de cabelo, explica o procedimento para obter mais fios em casos de calvícies avançadas em uma única cirurgia
Revolução Capilar – Nova técnica de transplante capilar para calvícies avançadas aumenta o número de fios em uma única cirurgia. Márcio Crisóstomo, autor da pesquisa, explica.
O Dr. Márcio Crisóstomo tem se dedicado há mais de dez anos ao aprimoramento da cirurgia de transplante capilar. Este trabalho pioneiro no Estado do Ceará têm tido destaque no cenário internacional. Este reconhecimento mereceu destaque como Matéria de Capa da Revista Público A.
O Dr. Márcio Crisóstomo foi destaque de capa da Revista Foco, de Brasília (DF) devido ao destaque internacional da técnica Untouched Strip® e à sua presença constante atendendo na Capital Federal.
O Dr. Márcio Crisóstomo foi um dos destaques da matéria “Saude de Grife”, da ultima edicao da revista O POVO Cenario, descrevendo médicos top em Fortaleza com atividade diferenciada e clientela de outros estados e países.”.
Dr. Márcio Crisóstomo foi estrela capa da 12ª edição da Revista Márcia Travessoni
Cirurgião Plástico Márcio Crisóstomo foi capa da 12ª edição da Revista Márcia Travessoni, compartilhando a sua experiência médica que lhe transformou em um profissional exemplar.
Quero agradecer a forma atenciosa como me trataram desde o primeiro telefonema para agendar a consulta. O contato pessoal, o atendimento, a clareza e a educação de todos, a competência da equipe médica e a capacidade do Dr. Márcio, que é realmente um profissional diferenciado. Valeu a escolha!
EXTREMAMENTE AGRADÁVEL
O melhor: “Na verdade foi uma surpresa extremamente agradável, o atendimento que recebi na clínica do Dr. Márcio começa pela recepção, todos atenciosos dando todas as explicações necessárias. O vídeo muito bem explicativo e por fim o atendimento com o Dr. Marcio e a tranquilidade que passa pelo conhecimento”
EXTREMAMENTE COMPETENTE
O Dr. Márcio além de extremamente competente é um ser humano como poucos: atencioso, prestativo e, realmente, se preocupa com seus pacientes. Trata cada um como especial. Encantada com tanta bondade.
BELÍSSIMA ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DE SUA CLÍNICA.
Do atendimento do Dr. Márcio. Da sua genileza e domínio de todo o conteúdo referente à implantes capilares. Sem falar na belíssima estrutura e localização de sua clínica
TUDO NO LIMITE DA PERFEIÇÃO
O melhor “Resultado muito bom, superou as expectativas. Equipe médica muito atenciosa, pós operatório tranquilo”
A acne é uma doença extremamente comum, que leva muitos pacientes ao consultório médico em busca de alguma solução, especialmente por conta do desconforto estético. Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos. É muito frequente na adolescência, mas sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.
Hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne, que também está associado à genética favorável. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito. Os sintomas principais são: comedões (cravos), pústulas (espinhas), nódulos e cistos (lesões inflamadas, mais profundas e que podem deixar cicatrizes).
Alguns fatores podem levar a piora da acne como situações de estresse ou período menstrual. Certos medicamentos como corticóides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, e o hábito de mexer nas lesões também pioram o quadro.
O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e deve ser iniciado o mais precoce possível para evitar problemas psicológicos, maior dano estético e formação de cicatrizes. Pode ser feito com medicações tópicas (aplicadas na pele) ou sistêmicas. Procedimentos como Peelings Químicos, LEDs (light emitting diode) e alguns tipos de lasers também são utilizados para controle das lesões inflamatórias e melhora das manchinhas e cicatrizes.