• Instagram

  • Facebook

  • YouTube

  • WhatsApp

  • Podcast

  • Localização

  • Telefones

    + 55 85 3032.2020 . (85) 99820.6252

    • Português
    • English
  • Dedicação exclusiva ao transplante capilar.
    Pioneiro em megasessões de fue no brasil.
    Referência mundial em calvícies avançadas e secundárias.

    Dr. Márcio Crisóstomo

    Agenda Cientifica 2011

    No processo de escolha de um cirurgião, saber que ele está atualizado com o que há de mais moderno, que participa dos eventos científicos da especialidade e que é um dos experts convidados a ensinar suas técnicas, traz uma segurança a mais para o paciente. 

    Confira abaixo intensa agenda científica do Dr. Márcio Crisóstomo, um dos cirurgiões mais requisitados do Brasil para aulas, palestras, cursos e cirurgias demonstrativas em congressos de cirurgia plástica e transplante capilar, nacionais e internacionais.

    Workshop – Follicular Unit Extraction
    Istambul – Turquia

    Aya Sofia, em Istambul, que durante mil anos foi a maior construção do mundo.

    Em maio de 2011, na histórica cidade de Istambul – Turquia, O Dr. Márcio Crisóstomo Participou do Workshop da International Society of Hair Restoration surgery – The Next Big Thing.

    O principal foco do evento foi a técnica de Follicular Unit Extraction (F.U.E.) , que o Dr. Crisóstomo introduziu de forma pioneira no Estado do Ceará.

    O F.U.E. é uma técnica muito interessante em que as unidades foliculares são retiradas do couro cabeludo uma a uma com micropunches de menos de 1 milímetro. Com isto evita-se a incisão (corte) e a cicatriz na área doadora. 

    A Dra. Melike Kuhlaci e sua equipe são referência internacional em F.U.E. e durante 3 dias o assunto foi discutido em profundidade. Um dos pontos altos do congresso foi a possibilidade de os participantes acompanharem cinco cirurgias ao vivo, dentro do centro cirúrgico.

    Dra. Jennifer Martinik, da Austrália, discutindo o planejamento cirúrgico antes de cirurgia ao vivo.
    Dr. Iliker Apaydin, da Turquia, e Dr. Márcio logo após um dos procedimentos cirúrgicos.

    A parte social do evento também foi muito interessante já que Istambul é uma cidade mito particular. É a única capital do mundo que está em dois continentes (Ásia e Europa) e tem uma história muito rica relacionada ao império Otomano. O jantar de gala foi em um iate no estreito de Bósforo, que separa Europa da Ásia. O evento contou com a presença de especialistas de vários países e apenas dois cirurgiões do Brasil.

    Dr. Ricardo (SP) e Dr. Márcio (CE) os dois únicos brasileiros presentes no evento.
    Dra. Manoela e Dr. Márcio Crisóstomo, no jantar de encerramento no estreito de Bósforo.

    A Dra. Melike está de parabéns pela organização perfeita do evento na fascinante Istambul. O contato intenso com as táticas cirúrgicas dos Drs. Kulahci, Apaydin e sua equipe acrescentaram informações valiosas aos meus conceitos sobre Follicular Unit Extraction.

    Márcio Crisóstomo

    Congresso da Sociedade Europeia de Restauração Capilar
    Munique – Alemanha

    Em junho de 2011, o Dr. Márcio Crisóstomo participou como palestrante convidado do 14th Annual Congress & Live Surgery Workshop da European Society of Hair Restoration Surgery (ESHRS), na cidade de Munique, capital da Bavária, na Alemanha.

    Na ocasião apresentou técnica de transplante capilar na região temporal e moderou uma importante mesa redonda sobre estética no transplante capilar.

    Dr. Crisóstomo em apresentação científica sobre o transplante na região temporal.
    Dr. Crisóstomo moderando mesa redonda sobre estética no transplante capilar.
    Dr. Márcio durante a programação científica com o mestre e amigo Dr. Patrick Frechet, fundador da ESHRS

    A programação científica contou com colegas de mais de 15 países e apenas dois cirurgiões brasileiros estiveram presentes.

    Foram discutidos todos os temas relacionados ao transplante capilar como área doadora, linha anterior, refinamentos estéticos e novas abordagens como a região temporal, atualizações em follicular unit extraction, e a criação de um robô para realizar a retirada das unidades foliculares.

    Este último projeto, da empresa americana Restoration Robotics, está em fase avançada de aprovação nos Estados Unidos.

    As cirurgias ao vivo também são uma característica importante do congresso europeu onde os participantes têm a oportunidade de observar dentro do centro cirúrgico a conduta de colegas com diferentes abordagens cirúrgicas e discuti-las. Além do conteúdo científico, a parte cultural é sempre enfatizada nos congressos europeus e estão sempre incluídas  visitas a importantes centros históricos locais.

    Dr. Márcio Crisóstomo pós cirurgia ao vivo com colega Pavlovic da Alemanha
    Dr. Márcio no palácio de verão da família Real da Bavária

    O congresso Europeu tem uma característica muito particular: é um congresso com poucos participantes, de diversos países e com uma qualidade técnico-científica e social muito grande.

    Dra. Manoela Dr. Márcio Crisóstomo no Jantar de Gala do evento no salão Real do Hotel Bayerischer Hof, com os Drs. Frechet (França), Yagyu e esposa (Japão) e Arvind e esposo (India).

    30.ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica
    Rio de Janeiro – Brasil

    Entre os dias 3 a 6 de Agosto de 2011, no Rio de Janeiro, aconteceu a 30ª edição da Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, um dos mais conceituados congressos oficiais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

    A cirurgia da calvície desta vez teve uma mesa em horário privilegiado e com grande destaque. O Dr. Márcio Crisóstomo foi um dos quatro palestrantes convidados do Brasil que contaram com a moderação do Dr. Henrique Radwanski do Rio de Janeiro.

    Técnica padronizada pelo Dr Crisóstomo onde a área doadora é potencializada.
    Dr. Crisóstomo e colegas em moderação na mesa redonda.

    Na ocasião o Dr. Crisóstomo apresentou seus conceitos em Follicular Unit Extraction (F.U.E.), e sua padronização própria associando os benefícios desta técnica a técnica clássica para potencializar a área doadora dos pacientes e, com isto, obter mais fios em uma sessão sem prejuízo da mesma.

    Esta técnica representa um grande avanço no tratamento de calvícies mais extensas como no Grau VI.

    XVIII Encontro dos Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy
    Rio de Janeiro – Brasil

    19º Congresso Anual da International Society of Hair
    Anchorage/Alaska – EUA

    Agenda Cientifica 2010

    XVIII Congresso da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS)
    Boston – EUA

    Nos dias 20 a 24 de outubro de 2010 o Dr. Márcio e a Dra. Manoela Crisóstomo participaram do XVIII Congresso da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS), em Boston / EUA.

    O congresso anual da ISHRS é um dos maiores eventos em transplante capilar do mundo e reúne centenas de especialistas de vários países. Além da parte científica, os contatos sociais com amigos do mundo todo são muito importantes neste evento.

    Antes do congresso, um agradável final de semana em Newport/Rhode Island a convite do Dr. Robert Leonard, ex-presidente da ISHRS, junto com alguns casais amigos. Newport é realmente uma cidade litorânea muito bonita, a aproximadamente 100 km de Boston, que vale a visita.

    Jantar com amigos na
    casa do Dr. Bob Leonard
    Drs. Robert Haber, Márcio
    Crisóstomo, Russel Knudsen
    e Paul rose.

    No congresso com mais de 600 participantes o Dr. Márcio Crisóstomo participou de várias atividades científicas, inclusive dois Workshps de Follicular Unit Extraction (FUE), técnica que introduziu de forma pioneira no Estado do Ceará. Nos Stands do congresso novas tecnologias e materiais cirúrgicos são adquiridos para o Centro de Implante Capilar Clin.

    Workshop prático sobre
    Follicular Unit Extraction
    Stands com materiais cirúrgicos
    e novidades tecnológicas

     

    Neste congresso há a oportunidade de um café da manhã com especialistas, onde um expert discute na mesa um tema. O Dr. Márcio Crisóstomo participou de tal atividade na mesa do Dr. William Rassmann, um dos cirurgiões mais criativos do transplante capilar, discutindo Follicular Unit Extraction.

    Após o café da manhã com Dr. William Rassmann, um dos pioneiros do transplante folicular. Na foto também o Dr. Piero Tesauro, presidente da Sociedade Italiana para Cirurgia e Cura da Calvície, e o Dr. Kohn do Canadá.

    Vários colegas Brasileiros, referência e transplante capilar, se encontraram em Boston e a troca de experiência é realmente enriquecedora.

    Cirurgiões brasileiros: Drs. Márcio Crisóstomo, Cândido Muricy, Angélica Muricy, Francisco LeVoci e Rogério Régis
    No Jantar de Gala: Drs. Márcio e Manoela Crisóstomo, Bob Leonard,
    Marcelo Pitchon e esposas.

    Com este congresso o Dr. Márcio Crisóstomo encerra um ano de intensa atividade científica internacional que contou com três congressos internacionais, dois no Brasil, cinco apresentações científicas internacionais e três nacionais além de trabalhos publicados na revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, no Aesthetic Plastic Surgery e no International Forum da ISHRS.

    Temos a satisfação, após essa intensa agenda científica, de garantir aos pacientes que procuram a nossa clínica em Fortaleza, que o que eles têm acesso é o que há de melhor e mais moderno em transplante capilar. Temos também a satisfação de incluir desta maneira o nosso Estado como referência em transplante capilar.
    Márcio Crisóstomo

    XIII Congresso da Sociedade Italiana de Cirurgia da Calvície
    Capri – Itália

    Dr. Márcio Crisóstomo em Capri

    Neste congresso, que teve a participação de alguns brasileiros e de palestrantes de 22 países, o Dr. Márcio Crisóstomo participou como palestrante convidado apresentando sua experiência com Transplante de Fios Longos e Gigasessões, técnicas nas quais foi pioneiro no Ceará.

    Dr Márcio durante uma palestra
    Dr. Márcio com os pôsteres científicos
    Certificado de speaker convidado

    Além das técnicas cirurgias e de novos materiais, importantes contatos sociais são constantes durante congressos internacionais, com o objetivo de oferecer no Centro de Implante Capilar Clin o que há de mais moderno no mundo em termos de cirurgia da calvície.

    Dr. Pietro Tesauro, presidente do ISHR e do congresso e Dr. Márcio
    Dr. Márcio Crisóstomo e colegas brasileiros e de outros países

    XIII Congresso da Sociedade Europeia de Restauração Capilar

    Nos dias 27 a 29 de Maio de 2010 o Dr. Márcio Crisóstomo participou como palestrante convidado no congresso da sociedade Europeia de Restauração capilar, entidade da qual e membro.

    Neste congresso, que contou com participantes de vários países, o Dr. Crisóstomo foi o único palestrante Brasileiro e falou sobre Transplante de Fios Longos e Gigasessões, técnicas nas quais foi pioneiro no Ceará.

    Dr. Márcio e Dr. Patrick Frechet, presidente do congresso.
    Dr. Márcio Crisóstomo durante uma das palestras
    Dr. Márcio Crisóstomo e colegas especialistas de vários países
    Dr. Márcio durante cirurgia ao vivo

    Além das apresentações cientificas, os participantes tiveram a oportunidade de participar de cirurgias ao vivo.

    O Dr. Márcio Crisóstomo participou, no mesmo mês, como palestrante convidado do Congresso da Sociedade italiana de Cirurgia da Calvície.

    4.º Congresso Brasileiro de Restauração Capilar
    Belo Horizonte – Brasil

    Nos dias 18 a 20 de agosto de 2010, em Belo Horizonte, ocorreu o 4.º Congresso Brasileiro de Restauração Capilar, que foi o maior evento desta especialidade no nosso país.

    O Dr. Márcio Crisóstomo participou como palestrante convidado e fez duas palestras, uma sobre transplante de fios longos e uma sobre transplante na península tempora. A Dra. Marília Crisóstomo também participou do congresso e atualizou-se nas várias palestras que abordaram a parte dermatológica das alopecias.

    Dr. Márcio e Dra. Marília Crisóstomo
    Dr. Márcio durante apresentação científica

    Durante o congresso foi realizada uma homenagem ao Dr. Bobby Limmer, pioneiro no uso do microscópio na cirurgia do transplante capilar.

    Dra. Marília Crisóstomo, Dr Bobby Limmer e Dr. Márcio Crisóstomo durante o congresso

    O congresso teve um nível científico muito elevado e contou com a presença de mais de 20 palestrantes estrangeiros. Alguns dos mais prestigiados cirurgiões da calvície do mundo atenderam ao encontro além de vários ex-presidentes da International Society of Hair Restoration Surgery , como os Drs. Edwin Epstein (atual presidente da entidade), Robert Haber, Robert Leonard, Vicenzo Gambino, William Parsley, John Gillespie, entre outros.

    Além das apresentações científicas de alto nível, foram realizadas três cirurgias com transmissão ao vivo. Duas de transplante de fios longos, um dos temas centrais do evento, e uma cirurgia de Follicular Unit Extraction (F.U.E.) realizada pelo Dr. Jim Harris, dos Estados Unidos, uma dos maiores especialistas neste tipo de procedimento.

    Dr. Marcelo Pitchon apresentando um dos pacientes operados ao vivo

    Além da parte científica, Belo Horizonte é uma cidade que merece ser visitada. Entre as atrações da cidade está o complexo da Pampulha, encomendado pelo então prefeito Juscelino Kubitscheck ao jovem arquiteto Oscar Niemeyer, na década de 40. Este trabalho foi o fundamento da parceria que resultou na construção da capital Brasília.

    Arquitetura modernista de Oscar Niemeyer
    Casa do Baile

    Igreja de São Francisco de Assis

    O Dr. Marcelo Pitchon, presidente da ABCRC, está de parabéns pela realização deste congresso que foi, na minha opinião, um marco para a especialidade no nosso país. O nível científico extremamente elevado, realmente um sucesso. Implementaremos uma série de detalhes à nossa rotina cirúrgica, melhorando ainda mais os resultados que oferecemos aos pacientes que procuram a nossa clínica em Fortaleza.”
    Márcio Crisóstomo

    O congresso superou minhas expectativas e foi de suma importância para aumentar os meus conhecimentos em tricologia e transplante capilar
    Dra. Marília Crisóstomo

    V Encontro Internacional da Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy (AExPI)
    Buzios RJ – Brasil

    Em Setembro de 2009 na cidade de Búzios / RJ, estiveram presentes cirurgiões de todo o Brasil e de vários países para o V Encontro Internacional da Associação dos Ex-alunos do Prof. Ivo Pitanguy (AExPI).

    Durante o evento foi comemorado o aniversário de 50 anos do início da Primeira turma de cirurgiões plásticos formados pelo Prof. Pitanguy na escola que é considerada uma das melhores de todo o mundo.

    Neste encontro o Dr. Márcio Crisóstomo proferiu palestra onde apresentou aos colegas de AExPI sua experiência em Megassessão de Transplante Capilar.

    Dr. Márcio apresentando no encontro
    Certificado do encontro



    Agenda Científica

    2023/2024

    10º Annual Congress of Association…

    CIRURGIA DEMONSTRATIVA

    Indore – Índia

    Workshop da Associação Brasileira de…

    PALESTRANTE CONVIDADO

    São Paulo – Brasil

    23.º Encontro Internacional da Associação…

    PALESTRANTE CONVIDADO

    Rio de Janeiro – Brasil

    Graduação em Surgical Leadership pela…

    FORMATURA

    Boston – EUA

    27th World Congress of Hair…

    CIRURGIA DEMOSTRATIVA

    Bangkok – Tailândia

    VI Workshop Latinoamericano de FUE

    PALESTRANTE CONVIDADO

    Cancún – México

    Anos Anteriores
    Anos

    Anteriores

    saiba mais

    Publicações Científicas

    Muito do trabalho de um médico pode ser avaliado pelas novas ideias e contribuições deste à sua especialidade.

    Estas contribuições se traduzem em publicações em revistas científicas especializadas e livros que levam o conhecimento a outros profissionais.

    saiba mais

    Resultados

    Conheça alguns resultados do Dr. Crisóstomo e de sua equipe

    Imprensa/Notícias

    Depoimentos

    Recomendações Internacionais

    Sociedades Médicas e Títulos

    Sociedades Médicas

    Harvard Medical School – Surgical Leadershp Program 2018-2019

    Sociedades Médicas

    Diplomate of the American Board of Hair Restoration Surgery Título de Especialista em Cirurgia de Restauração Capilar Emitido nos Estados Unidos

    Sociedades Médicas

    Membro fundador do Comitê de Pesquisas em FUE da ISHRS

    Sociedades Médicas

    Fellow (FISHRS) Membro do comitê científico organizador dos congressos mundiais de 2015 (Chicago) e 2016 (Las Vegas)

    Sociedades Médicas

    Pós-graduado no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy – RJ (3 Anos)

    Sociedades Médicas

    Ordem dos Médicos de Portugal

    Sociedades Médicas

    Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Monografia em Transplante Capilar

    Sociedades Médicas

    Mestre em cirurgia pela UFC Dissertação em Transplante Capilar Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica durante 5 anos

    Sociedades Médicas

    Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar Desde o primeiro congresso Organizador do workshop “Controvérsias no Transplante Capilar Atual”, Fortaleza / 2016

    Sociedades Médicas

    European Society of Hair Restoration Surgery

    Como escolher

    um cirurgião de calvície com segurança

    Revistas

    Veja na íntegra
    as revistas do
    Instituto Crisóstomo 

    saiba mais
    Dr. Márcio Crisóstomo

    Locais de Atendimento

    • Fortaleza CE
    • São Paulo SP
    • Lisboa Portugal
    • Brasília DF
    • São Luís MA
    • Recife PE
    Confira datas de atendimento

    Fale Conosco

      Itens com (*) são de preenchimento

      obrigatório para o envio do conteúdo.

      Dr. Márcio Crisóstomo
    • Endereço

      R. Leonardo Mota, 2429 – Dionísio Torres

      Fortaleza – CE, 60170-176

    • Telefones

      + 55 (85) 3032.2020
      + 55 (85) 99820.6252

    • Instagram

    • Facebook

    • YouTube

    • WhatsApp

    • Podcast

    • Localização

    • Telefones

      + 55 85 3032.2020 . (85) 99820.6252

    • Tratamento Acne

      A acne é uma doença extremamente comum, que leva muitos pacientes ao consultório médico em busca de alguma solução, especialmente por conta do desconforto estético. Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos. É muito frequente na adolescência, mas sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

      Hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne, que também está associado à genética favorável. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.
      Os sintomas principais são: comedões (cravos), pústulas (espinhas), nódulos e cistos (lesões inflamadas, mais profundas e que podem deixar cicatrizes).

      Alguns fatores podem levar a piora da acne como situações de estresse ou período menstrual. Certos medicamentos como corticóides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, e o hábito de mexer nas lesões também pioram o quadro.

      O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e deve ser iniciado o mais precoce possível para evitar problemas psicológicos, maior dano estético e formação de cicatrizes. Pode ser feito com medicações tópicas (aplicadas na pele) ou sistêmicas. Procedimentos como Peelings Químicos, LEDs (light emitting diode) e alguns tipos de lasers também são utilizados para controle das lesões inflamatórias e melhora das manchinhas e cicatrizes.