10º Annual Congress of Association…
CIRURGIA DEMONSTRATIVA
Indore – Índia
O transplante capilar está consagrado como um procedimento cirúrgico de excelência para o tratamento da calvície. Ao oferecer um resultado natural e definitivo, diferente do aspecto artificial que técnicas inadequadas oferecem, tornou-se uma das cirurgias plásticas mais requisitadas por homens. A procura desta cirurgia por mulheres, embora em menor número, também tem mostrado crescimento nos últimos anos.
Para o preenchimento total da área calva, normalmente é necessário mais de um tempo cirúrgico, devido ao número de fios que se pode transplantar em uma sessão. Estes fios são retirados da área lateral e posterior da cabeça, pois não sofrem os efeitos da alopecia. O número de fios que pode ser retirado é limitado por características naturais do paciente como presença de cicatrizes, densidade pilosa (número de fios por centímetro quadrado, que é em média 60 unidades foliculares / cm2) e elasticidade do couro cabeludo.
Outros fatores que limitam o número de fios por sessão são o tamanho e a experiência da equipe cirúrgica. Uma equipe experiente implanta em média 5 a 7 mil fios em uma Megasessão. Esta quantidade é suficiente para tratar uma calvície de grau moderado e, em graus mais avançados, pode ser realizada mais de uma vez para o tratamento completo.
Normalmente o paciente quer resolver o problema da calvície com o menor número de cirurgias possível, para evitar desconfortos como afastamento de suas atividades usuais, custo, recuperação, etc.
Em alguns casos, se o paciente tiver uma área doadora favorável, com uma alta densidade pilosa (acima de 70 UF/cm2) e com boa elasticidade do couro cabeludo, pode ser realizado um procedimento chamado de Gigasessão, onde mais de 9 mil fios podem ser transplantados de uma única vez. Pouquíssimas equipes no Brasil realizam a Gigasessão, pois além de experiência é necessário que o cirurgião tenha uma equipe muito grande, sincronizada e comprometida com o resultado para realizar esta cirurgia que é considerada o máximo em transplante capilar.
A grande vantagem deste procedimento é que, como o número de fios é maior, pode-se cobrir uma grande área calva com uma sessão de transplante. Em muitos casos, mesmo em calvícies grandes, o paciente pode ter seu tratamento realizado uma única intervenção, evitando a realização de múltiplas cirurgias. Porém, a realização de um segundo procedimento para aumentar ainda mais a densidade pode ser feita após alguns meses, caso haja necessidade.
Claro que a Gigasessão tem uma indicação precisa para pacientes com calvície mais avançada e deve ser evitada em pacientes muito jovens, que ainda não têm a área calva definida. É também limitada em algumas cirurgias secundárias ou corretivas, pois a elasticidade da área doadora pode estar diminuída pela presença da cicatriz prévia. Só é possível saber se o paciente é candidato a uma Gigasessão durante a consulta médica, onde o especialista pode avaliar as características pessoais que indicam esta cirurgia.
Com a realização das Gigasessões, temos muita satisfação em colocar o nosso Estado no roteiro de referência quando o assunto é transplante capilar.
Muito do trabalho de um médico pode ser avaliado pelas novas ideias e contribuições deste à sua especialidade.
Estas contribuições se traduzem em publicações em revistas científicas especializadas e livros que levam o conhecimento a outros profissionais.
saiba maisConheça alguns resultados do Dr. Crisóstomo e de sua equipe
Programa Todo Seu por Ronnie Von – Novas técnicas de transplante capilar
O especialista em transplante capilar Márcio Crisóstomo fala sobre as novas técnicas de transplante capilar.
Procedimentos clínicos como o Microagulhamento e MMP despontam entre os tratamentos mais eficazes contra a perda dos fios
O cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, pioneiro e referência mundial na Técnica Combinada de transplante de cabelo, explica o procedimento para obter mais fios em casos de calvícies avançadas em uma única cirurgia
Técnicas combinadas no implante de cabelos podem ser a solução para os problemas de calvície avançada.
Programa Tarde Livre – Calvície nas mulheres com o Dr. Márcio Crisóstomo
Entrevista com o Dr. Márcio Crisóstomo no programa Tarde Livre falando sobre calvície nas mulheres
Programa Conversa Galeria por Márcia Travessoni
Dr. Márcio Crisóstomo é entrevistado por Márcia Travessoni no programa Conversa Galeria
Programa Espaço VIP – Tratamento de calvície com Dr. Márcio Crisóstomo
Dr Márcio Crisóstomo conversa com Mariana Feitosa para o programa Espaço VIP sobre o Tratamento de calvície.
Programa Matina – Entrevista sobre Calvície e Implante Capilar
Entrevista com o Dr. Márcio Crisóstomo no Programa Matina falando sobre Calvície e Implante Capilar.
Programa Tarde Livre – Calvície nas Mulheres
Entrevista com o Dr. Márcio Crisóstomo no programa Tarde Livre falando sobre calvície nas mulheres
Programa ‘Que Loucura É Essa’ de Joyce Pascowitch – Entrevista sobre Reconstrução Capilar
Dr Márcio conversa com Joyce Pascowitch para o programa ‘Que Loucura É Essa’, sobre Reconstrução Capilar
Programa Viva Fortaleza – Dr Márcio fala sobre queda de cabelo
Entrevista pra o programa Viva Fortaleza – Dr Márcio Crisóstomo conversa sobre a queda de cabelo feminina.
Programa Intencidade – Entrevista com Dr. Márcio Crisóstomo
Entrevista com Dr. Márcio Crisóstomo para Carol Rabelo do programa IntenCidade, falando sobre calvície e transplante capilar.
Jornal: Diário do Nordeste
Reportagem: “Calvície em jovens: Indicações para o transplante capilar”
Jornal: O Povo
Reportagem: Não é dos
carecas que elas gostam mais
Jornal: Diário do Nordeste Reportagem: “Gigasessão”
Jornal: Diário do Nordeste
Reportagem: “Refinamentos no Transplante Capilar”
Jornal: Diário do Nordeste
Reportagem: “Debaixo dos Caracóis – Transplante Capilar”
Revolução Capilar – Nova técnica de transplante capilar para calvícies avançadas aumenta o número de fios em uma única cirurgia. Márcio Crisóstomo, autor da pesquisa, explica.
O Dr. Márcio Crisóstomo tem se dedicado há mais de dez anos ao aprimoramento da cirurgia de transplante capilar. Este trabalho pioneiro no Estado do Ceará têm tido destaque no cenário internacional. Este reconhecimento mereceu destaque como Matéria de Capa da Revista Público A.
O Dr. Márcio Crisóstomo foi destaque de capa da Revista Foco, de Brasília (DF) devido ao destaque internacional da técnica Untouched Strip® e à sua presença constante atendendo na Capital Federal.
O Dr. Márcio Crisóstomo foi um dos destaques da matéria “Saude de Grife”, da ultima edicao da revista O POVO Cenario, descrevendo médicos top em Fortaleza com atividade diferenciada e clientela de outros estados e países.”.
O Dr. Márcio Crisóstomo foi destaque na Revista PODER da Jornalista Joyce Pascowitch.
Cirurgião Plástico Márcio Crisóstomo foi capa da 12ª edição da Revista Márcia Travessoni, compartilhando a sua experiência médica que lhe transformou em um profissional exemplar.
UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO
Quero agradecer a forma atenciosa como me trataram desde o primeiro telefonema para agendar a consulta. O contato pessoal, o atendimento, a clareza e a educação de todos, a competência da equipe médica e a capacidade do Dr. Márcio, que é realmente um profissional diferenciado. Valeu a escolha!
EXTREMAMENTE AGRADÁVEL
O melhor: “Na verdade foi uma surpresa extremamente agradável, o atendimento que recebi na clínica do Dr. Márcio começa pela recepção, todos atenciosos dando todas as explicações necessárias. O vídeo muito bem explicativo e por fim o atendimento com o Dr. Marcio e a tranquilidade que passa pelo conhecimento”
EXTREMAMENTE COMPETENTE
O Dr. Márcio além de extremamente competente é um ser humano como poucos: atencioso, prestativo e, realmente, se preocupa com seus pacientes. Trata cada um como especial. Encantada com tanta bondade.
BELÍSSIMA ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DE SUA CLÍNICA.
Do atendimento do Dr. Márcio. Da sua genileza e domínio de todo o conteúdo referente à implantes capilares. Sem falar na belíssima estrutura e localização de sua clínica
TUDO NO LIMITE DA PERFEIÇÃO
O melhor “Resultado muito bom, superou as expectativas. Equipe médica muito atenciosa, pós operatório tranquilo”
Harvard Medical School – Surgical Leadershp Program 2018-2019
Diplomate of the American Board of Hair Restoration Surgery Título de Especialista em Cirurgia de Restauração Capilar Emitido nos Estados Unidos
Membro fundador do Comitê de Pesquisas em FUE da ISHRS
Fellow (FISHRS) Membro do comitê científico organizador dos congressos mundiais de 2015 (Chicago) e 2016 (Las Vegas)
Pós-graduado no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy – RJ (3 Anos)
Ordem dos Médicos de Portugal
Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Monografia em Transplante Capilar
Mestre em cirurgia pela UFC Dissertação em Transplante Capilar Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica durante 5 anos
Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar Desde o primeiro congresso Organizador do workshop “Controvérsias no Transplante Capilar Atual”, Fortaleza / 2016
European Society of Hair Restoration Surgery
um cirurgião de calvície com segurança
Veja na íntegra
as revistas do
Instituto Crisóstomo