• Instagram

  • Facebook

  • YouTube

  • WhatsApp

  • Podcast

  • Localização

  • Telefones

    + 55 85 3032.2020 . 0800.005.1020

    • Português
    • English
  • Dedicação exclusiva ao transplante capilar.
    Pioneiro em megasessões de fue no brasil.
    Referência mundial em calvícies avançadas e secundárias.

    Dr. Márcio Crisóstomo

    Jornal Diário do Nordeste
    Revista Siará- Fortaleza/CE – Agosto 2012
    Revolução CAPILAR

    Nova técnica de transplante capilar para calvícies avançadas aumenta o número de fios em uma única cirurgia. Márcio Crisóstomo, autor da pesquisa, explica.

    Em matéria de avanço e inovação o Ceará desponta no cenário nacional e internacional com uma nova técnica de implante capilar desenvolvida pelo cirurgião plástico Márcio Crisóstomo. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS), Márcio Crisóstomo criou uma técnica voltada para pacientes com calvícies avançadas, que implanta de 25% a 30% mais fios do que a técnica clássica.

    Implantes que deixam aspecto “ralinho” ou “marcado” são coisas do passado. Com os avanços da tecnologia e a espec ialização dos médicos, as chances de o paciente conseguir um resultado mais natural aumentam. Mas para Márcio Crisóstomo, não basta. É preciso um número maior de fios para tratar calvícies mais difícies. E, para isso, são necessárias mais de uma cirurgia, em alguns casos. “ Vem a questão: como aumentar o número de fios em uma cirurgia só? Nós combinamos as duas técnicas de utilização da área doadora”, afirma Márcio Crisóstomo.

    O “Untouched Strip”, como ficou conhecido o novo procedimento, consiste na combinação de duas técnicas, a Elipse (técnica clássica) e a Follicular Unit Extraction (FUES), em um único momento cirúrgico. Na Elipse, o cirurgião faz um corte na parte de trás (área doadora), onde o cabelo não sofre os mesmos efeitos hormonais da área calva. Dali, ele retira uma faixa de couro cabeludo, entrega para uma equipe especializada que, com um microscópio, separa a faixa em unidades foliculares, com um a três fios. Em seguida, elas são plantadas em uma área receptora.

    Na técnica FUE não tem corte. “O cirurgião puxa fio por fio. Faz um furinho de menos de um milímetro, puxa e já sai (o fio) inteiro. Qual a vantagem da primeira? É a mais utilizada, pois é a que leva mais fios. E na outra, a vantagem é que não tem cicatriz. Se o paciente quiser depois raspar o cabelo, ninguém vai vê-la”, compara o especialista. Com o Untouched Strip, em um mesmo dia as duas técnicas são realizadas, sendo uma o complemento da outra. No procedimento, o cirurgião ainda consegue deixar uma área do couro cabeludo intocada para um futuro transplante, se houver.

    “O objetivo é, em calvícies avançadas, nas quais a gente sabe que mais de uma cirurgia é necessária, potencializarmos a área doadora do paciente, associando duas técnicas de retirada de fio e ainda preservando essa área para ser usada no futuro, se necessário”, explica Márcio Crisóstomo. O diferencial da novidade, acrescenta, é que se consegue mais volume de cabelo em uma única cirurgia. “Em pacientes que a gente sabe que vai precisar de duas cirurgias ou mais, nós mostramos que a combinação da técnica clássica com a FUE aumenta significativamente o número de fios”, completa.

    Destaque internacional


    A pesquisa de Márcio Crisóstomo foi publicada na Revista Surgical & Cosmetic Dermatology (2011) e, neste ano, saiu na Revista da Sociedade Internacional de Transplante Capilar. A técnica está sendo apresentada em países como Itália, Estados Unidos, Portugal e Suíça, além de vários Estados brasileiros. “É um conhecimento gerado aqui, na medicina do nosso Estado e que tem gerado interesse muito grande fora”, observa o autor da pesquisa.

    A calvície é um problema que afeta especialmente os homens, sendo mais de 90% dos casos de origem hereditária. O tratamento começa com remédios receitados pelo dermatologista, mas quando chega em um estágio avançado, a cirurgia é indicada. Com o implante, o paciente recebe fios que vão crescer naturalmente como qualquer outro da cabeça. Recuperando dessa forma a autoestima. “No começo tem restrições, como evitar água de praia e piscina, mas depois que nasce, pode pintar, alisar e cortar. É o cabelo normal da pessoa”, afirma

    Agenda Científica

    2020/2021

    10º Annual Congress of Association…

    CIRURGIA DEMONSTRATIVA

    Indore – Índia

    Workshop da Associação Brasileira de…

    PALESTRANTE CONVIDADO

    São Paulo – Brasil

    23.º Encontro Internacional da Associação…

    PALESTRANTE CONVIDADO

    Rio de Janeiro – Brasil

    Graduação em Surgical Leadership pela…

    FORMATURA

    Boston – EUA

    27th World Congress of Hair…

    CIRURGIA DEMOSTRATIVA

    Bangkok – Tailândia

    VI Workshop Latinoamericano de FUE

    PALESTRANTE CONVIDADO

    Cancún – México

    Anos Anteriores
    Anos

    Anteriores

    saiba mais

    Publicações Científicas

    Muito do trabalho de um médico pode ser avaliado pelas novas ideias e contribuições deste à sua especialidade.

    Estas contribuições se traduzem em publicações em revistas científicas especializadas e livros que levam o conhecimento a outros profissionais.

    saiba mais

    Resultados

    Conheça alguns resultados do Dr. Crisóstomo e de sua equipe

    Imprensa/Notícias

    Depoimentos

    Recomendações Internacionais

    Sociedades Médicas e Títulos

    Sociedades Médicas

    Harvard Medical School – Surgical Leadershp Program 2018-2019

    Sociedades Médicas

    Diplomate of the American Board of Hair Restoration Surgery Título de Especialista em Cirurgia de Restauração Capilar Emitido nos Estados Unidos

    Sociedades Médicas

    Membro fundador do Comitê de Pesquisas em FUE da ISHRS

    Sociedades Médicas

    Fellow (FISHRS) Membro do comitê científico organizador dos congressos mundiais de 2015 (Chicago) e 2016 (Las Vegas)

    Sociedades Médicas

    Pós-graduado no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy – RJ (3 Anos)

    Sociedades Médicas

    Ordem dos Médicos de Portugal

    Sociedades Médicas

    Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Monografia em Transplante Capilar

    Sociedades Médicas

    Mestre em cirurgia pela UFC Dissertação em Transplante Capilar Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica durante 5 anos

    Sociedades Médicas

    Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar Desde o primeiro congresso Organizador do workshop “Controvérsias no Transplante Capilar Atual”, Fortaleza / 2016

    Sociedades Médicas

    European Society of Hair Restoration Surgery

    Como escolher

    um cirurgião de calvície com segurança

    Revistas

    Veja na íntegra
    as revistas do
    Instituto Crisóstomo 

    saiba mais
    Dr. Márcio Crisóstomo

    Locais de Atendimento

    • Fortaleza CE
    • São Paulo SP
    • Lisboa Portugal
    • Brasília DF
    • São Luís MA
    • Recife PE
    Confira datas de atendimento

    Fale Conosco

    Itens com (*) são de preenchimento obrigatório para o envio do conteúdo.

    Fale Conosco
    Pacientes

    de outras

    localidades

    clique aqui
    Dr. Márcio Crisóstomo
  • Endereço

    R. Leonardo Mota, 2429 – Dionísio Torres

    Fortaleza – CE, 60170-176

  • Telefones

    + 55 85 3032.2020
    + 55 85 99667.3335
    0800.005.1020

  • Instagram

  • Facebook

  • YouTube

  • WhatsApp

  • Podcast

  • Localização

  • Telefones

    + 55 85 3032.2020 . 0800.005.1020

  • Tratamento Acne

    A acne é uma doença extremamente comum, que leva muitos pacientes ao consultório médico em busca de alguma solução, especialmente por conta do desconforto estético. Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos. É muito frequente na adolescência, mas sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

    Hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne, que também está associado à genética favorável. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.
    Os sintomas principais são: comedões (cravos), pústulas (espinhas), nódulos e cistos (lesões inflamadas, mais profundas e que podem deixar cicatrizes).

    Alguns fatores podem levar a piora da acne como situações de estresse ou período menstrual. Certos medicamentos como corticóides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, e o hábito de mexer nas lesões também pioram o quadro.

    O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e deve ser iniciado o mais precoce possível para evitar problemas psicológicos, maior dano estético e formação de cicatrizes. Pode ser feito com medicações tópicas (aplicadas na pele) ou sistêmicas. Procedimentos como Peelings Químicos, LEDs (light emitting diode) e alguns tipos de lasers também são utilizados para controle das lesões inflamatórias e melhora das manchinhas e cicatrizes.