• Instagram

  • Facebook

  • YouTube

  • WhatsApp

  • Podcast

  • Localização

  • Telefones

    + 55 85 3032.2020 . (85) 99820.6252

    • Português
    • English
  • Dedicação exclusiva ao transplante capilar.
    Pioneiro em megasessões de fue no brasil.
    Referência mundial em calvícies avançadas e secundárias.

    Dr. Márcio Crisóstomo

    Entrevista na Revista PODER – Dezembro 2012

    Revista PODER

    por Joyce Pascowitch

    DO CEARÁ PARA O MUNDO

    Depois de anos de estudos e pesquisas, o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo desenvolveu uma técnica de transplante capilar e hoje opera pacientes de todo o Brasil e do exterior

    A perda dos cabelos é um dos maiores temores masculinos e um problema mais comum do que se imagina, já que atinge mais da metade dos homens na idade adulta. A boa notícia é que os tratamentos para a calvície atuais têm resultados excelentes que deixaram definitivamente no passado o terrível aspecto de “cabelo-de-boneca”. O Brasil conta com cirurgiões plásticos reconhecidos internacionalmente na área de implante capilar. Um deles é o dr. Márcio Crisóstomo, de Fortaleza, no Ceará.  Ele desenvolveu uma técnica que permite o aumento do número de fios implantados em uma única cirurgia. Com isso, se tornou um dos profissionais mais requisitados de sua área, já que sua técnica tem alcançado importante repercussão não só no Brasil, mas também em outros países do mundo.

    Entre uma viagem internacional e outra, Crisóstomo recebeu PODER em seu apartamento para falar sobre seu trabalho. Ele tinha acabado de retornar de uma conferência em Lisboa. Seguiu depois rumo a Paris a fim de participar de outro congresso científico. Esse fato é comum na agenda do médico que, nos últimos dois meses esteve em cinco países diferentes, como palestrante convidado, com o objetivo de apresentar sua técnica a colegas do mundo todo.  

    “A calvície mexe não só com a vaidade, mas também com o aspecto psicológico. Alguns pacientes até entram em depressão por sua causa”

    PAIXÃO POR PESQUISA

    O interesse de Crisóstomo por transplantes capilares começou quando ele ainda estava no Rio de Janeiro, fazendo um curso de pós-graduação com um dos cirurgiões plásticos mais conceituados do mundo: Ivo Pitanguy. Depois de três anos de aprendizado com o mestre e já de volta à Fortaleza, decidiu dedicar-se à área. Buscou no exterior o know-how necessário e até fez um mestrado sobre o assunto na Universidade Federal do Ceará como parte de sua especialização. “No Brasil, temos dificuldade de acesso a treinamentos para realizar o transplante de cabelos. Nos Estados Unidos, essa cirurgia é considerada uma especialidade”, explica.

    Em uma cirurgia de transplante capilar utilizam-se os fios da parte de trás e da lateral da cabeça, que não caem. A ideia é fazer a transferência dos fios dessas regiões, que são chamadas de áreas doadoras, para a parte calva. Ao atender pacientes em sua clínica, Crisóstomo notou que os pedidos eram mais ou menos parecidos: os homens queriam mais cabelo do que os implantes tradicionais tinham capacidade de oferecer. Por isso, decidiu pesquisar o assunto. E aqui, vale fazer parênteses, porque a curiosidade científica de Crisóstomo é algo que vem “de família”: seu pai, João, um cientista com doutorado em Genética pela USP, ia fazer pesquisas na biblioteca da universidade e levava o filho com ele.

    Depois de muitos estudos, Crisóstomo chegou a uma técnica inédita de transplante capilar indicada para casos de calvície avançada. Batizada de Untouched Strip – “faixa intocada”, em português –, o procedimento consiste no aprimoramento e na combinação das duas técnicas já conhecidas e utilizadas. Na técnica mais tradicional e consagrada, o cirurgião remove uma faixa do couro cabeludo para extrair os fios. Em seguida, eles são preparados em microscópio antes do implante. Esse procedimento fornece uma quantidade maior de cabelo, resultando em um implante de maior porte. Conhecida como Folicular Unit Extraction (FUE), o outro tipo de implante capilar utilizado atualmente, tem um processo mais artesanal, já queos fios são retirados um a um. A principal vantagem é evitar uma cicatriz na parte de trás da cabeça. Por outro lado, por render menos material, a FUE é ideal para pacientes com pequenas falhas ou graus mais leves de falta de cabelo.

    Geralmente, essas duas técnicas são utilizadas de forma isolada. O dr. Crisóstomo padronizou uma maneira de unir as duas para obter mais fios da área doadora. “Com essa combinação, potencializamos a área doadora do paciente e, ainda, a preservamos para uma utilização futura, se houver necessidade”, explica.  Mas a metodologia desenvolvida por Crisóstomo vai muito além da simples combinação dos dois procedimentos. Primeiro, porque, depois de realizar a cirurgia tradicional, ele utiliza a FUE para aumentar em média 30%, podendo chegar a mais de 40% o número de fios implantados, o que torna possível preencher zonas de calvície avançadas que apenas uma das técnicas não daria conta de corrigir.

    O grande diferencial da Untouched Strip fica por conta de um detalhe fundamental: a preservação de uma área logo abaixo da faixa de couro cabeludo extraída inicialmente, que funciona como uma espécie de reserva para ser utilizada caso seja preciso fazer um segundo implante. “Com o tempo, alguns pacientes podem sentir necessidade de passar por um novo procedimento e a preservação dessa área é fundamental para que a realização de uma nova cirurgia seja possível”, diz.

    “A Untouched Strip combina duas técnicas e aumenta em média 30% o número de fios implantados”

    SEM FRONTEIRAS

    Com o sucesso de sua técnica no meio médico e acadêmico e, claro, entre os pacientes, Crisóstomo comanda uma das maiores equipes cirúrgicas do Brasil para transplantes capilares. Segundo ele, com a introdução da Untouched Strip,houve uma inversão do fluxo do capital intelectual. “Muitas vezes, os avanços médicos vêm de fora do Brasil, mas procuramos criar algo novo aqui no país”, afirma o cirurgião que, além da clínica em Fortaleza, atende com freqüência uma clientela selecionada em Brasília.

    Pacientes espalhados em todo o país e publicação da técnica em importantes revistas científicas fizeram com que a Untouched Strip se tornasse conhecida no exterior. O novo procedimento também lhe rendeu o convite para integrar o seleto Comitê de Pesquisa em FUE da ISHRS – sigla em inglês para Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar – que conta com apenas 15 membros no mundo, sendo que Crisóstomo é o único representante da América Latina.

    Atualmente, o médico tem seu passaporte carimbado com frequência por causa dos vários convites que recebe para realizar apresentações fora do Brasil. Ele já fez em países como Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, França, Suíça e Bahamas. E, em alguns congressos, chegou a levar pacientes operados a fim de apresentar a Untouched Strip ao vivo e em cores para colegas do mundo inteiro.

    NADA ACIDENTAL

    Engana-se quem pensa que Márcio Crisóstomo é monotemático e só sabe falar sobre medicina e cirurgias de transplante capilar. Nada disso, já que ele tem vários outros interesses. Seu gosto musical, por exemplo, é dos mais ecléticos e ele é também um cinéfilo de carteirinha – gosta de clássicos franceses a filmes modernos – toca flauta e saxofone e passa horas na biblioteca de sua casa, que tem estantes forradas de livros de arte, arquitetura, cinema, fotografia e de obras da literatura brasileira e estrangeira.

    Agenda Científica

    2024/2025

    10º Annual Congress of Association…

    CIRURGIA DEMONSTRATIVA

    Indore – Índia

    Workshop da Associação Brasileira de…

    PALESTRANTE CONVIDADO

    São Paulo – Brasil

    23.º Encontro Internacional da Associação…

    PALESTRANTE CONVIDADO

    Rio de Janeiro – Brasil

    Graduação em Surgical Leadership pela…

    FORMATURA

    Boston – EUA

    27th World Congress of Hair…

    CIRURGIA DEMOSTRATIVA

    Bangkok – Tailândia

    VI Workshop Latinoamericano de FUE

    PALESTRANTE CONVIDADO

    Cancún – México

    Anos Anteriores
    Anos

    Anteriores

    saiba mais

    Publicações Científicas

    Muito do trabalho de um médico pode ser avaliado pelas novas ideias e contribuições deste à sua especialidade.

    Estas contribuições se traduzem em publicações em revistas científicas especializadas e livros que levam o conhecimento a outros profissionais.

    saiba mais

    Resultados

    Conheça alguns resultados do Dr. Crisóstomo e de sua equipe

    Imprensa/Notícias

    Depoimentos

    Recomendações Internacionais

    Sociedades Médicas e Títulos

    Sociedades Médicas

    Harvard Medical School – Surgical Leadershp Program 2018-2019

    Sociedades Médicas

    Diplomate of the American Board of Hair Restoration Surgery Título de Especialista em Cirurgia de Restauração Capilar Emitido nos Estados Unidos

    Sociedades Médicas

    Membro fundador do Comitê de Pesquisas em FUE da ISHRS

    Sociedades Médicas

    Fellow (FISHRS) Membro do comitê científico organizador dos congressos mundiais de 2015 (Chicago) e 2016 (Las Vegas)

    Sociedades Médicas

    Pós-graduado no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy – RJ (3 Anos)

    Sociedades Médicas

    Ordem dos Médicos de Portugal

    Sociedades Médicas

    Membro Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Monografia em Transplante Capilar

    Sociedades Médicas

    Mestre em cirurgia pela UFC Dissertação em Transplante Capilar Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica durante 5 anos

    Sociedades Médicas

    Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar Desde o primeiro congresso Organizador do workshop “Controvérsias no Transplante Capilar Atual”, Fortaleza / 2016

    Sociedades Médicas

    European Society of Hair Restoration Surgery

    Como escolher

    um cirurgião de calvície com segurança

    Revistas

    Veja na íntegra
    as revistas do
    Instituto Crisóstomo 

    saiba mais
    Dr. Márcio Crisóstomo

    Locais de Atendimento

    • Fortaleza CE
    • São Paulo SP
    • Lisboa Portugal
    • Brasília DF
    • São Luís MA
    • Recife PE
    Confira datas de atendimento

    Fale Conosco

      Itens com (*) são de preenchimento obrigatório para o envio do conteúdo.

      Fale Conosco
      Pacientes

      de outras

      localidades

      clique aqui
      Dr. Márcio Crisóstomo
    • Endereço

      R. Leonardo Mota, 2429 – Dionísio Torres

      Fortaleza – CE, 60170-176

    • Telefones

      + 55 (85) 3032.2020
      + 55 (85) 99820.6252

    • Instagram

    • Facebook

    • YouTube

    • WhatsApp

    • Podcast

    • Localização

    • Telefones

      + 55 85 3032.2020 . (85) 99820.6252

    • Tratamento Acne

      A acne é uma doença extremamente comum, que leva muitos pacientes ao consultório médico em busca de alguma solução, especialmente por conta do desconforto estético. Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos. É muito frequente na adolescência, mas sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

      Hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne, que também está associado à genética favorável. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.
      Os sintomas principais são: comedões (cravos), pústulas (espinhas), nódulos e cistos (lesões inflamadas, mais profundas e que podem deixar cicatrizes).

      Alguns fatores podem levar a piora da acne como situações de estresse ou período menstrual. Certos medicamentos como corticóides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, e o hábito de mexer nas lesões também pioram o quadro.

      O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e deve ser iniciado o mais precoce possível para evitar problemas psicológicos, maior dano estético e formação de cicatrizes. Pode ser feito com medicações tópicas (aplicadas na pele) ou sistêmicas. Procedimentos como Peelings Químicos, LEDs (light emitting diode) e alguns tipos de lasers também são utilizados para controle das lesões inflamatórias e melhora das manchinhas e cicatrizes.